quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Manual de um perdedor

Auto-ajuda pra quê se “é com os erros que se aprende”? A mídia adora fazer confusão na cabeça da gente. Se passa na TV que ovo faz bem, minha avó corre lá comprar. E coitado do meu avô se não comer a semana toda. Depois o Fantástico solta que faz bem pra natureza fazer xixi no banho, e lá se vão anos de implicância com as crianças mijonas. “Ovo nem faz tão bem assim, né fia? Vi na grobo
Se a gente passeia no shopping, as lojas te chamam pra comprar uma lembrancinha. Se você não está precisando, pode levar pro seu namorado, e ai de você se não tiver um. E caso tenha e mentiu pro tal, existem milhares de opções criativas para aliviar sua consciência.
Entrar na livraria é um convite à depressão. Se você quer fazer a linha cult, melhor ficar em casa assistindo à globo e botar no twitter que está adorando ouvir Caetano Veloso, tomar café e fumar um cigarro de menta light. Mas é na livraria que você encontra o verdadeiro festival de auto-ajuda do qual precisa.
E “quem nesse mundo é tão bom que não precise de ajuda”, não é mesmo? Mas você insiste em não vomitar no mundo o seu desespero. Você acha um absurdo quando descobre as mentirinhas que os homens contam e as besteirinhas que as mulheres fazem. Você desconfia de que sua prima é garota de programa, de que sua mãe fuma e de que sua colega bate uma pra você.
Sair da livraria é um alívio, mas para os outros tem de parecer um triunfo. Se estiver com a sacola cheia, melhor ainda. Você debocha (com um sorrisinho malicioso) das meninas de 14/15 anos que andam em bando, mas esquece que também já foi ridícula. E esquece que daqui dez anos terá sido ridícula e que vai debochar das meninas de 19/20 anos que se acham independentes, mas não dão um peido longe da mãe.
Você detesta casais quando está solteira e odeia solteiros quando namora. A felicidade alheia definitivamente te incomoda. Você mente. Seus pais mentem. Seus amigos mentem. As pessoas com as quais você quer estar absolutamente sozinha para conversar também mentem, pois querem você absolutamente sem roupa para não falar nada. E quando você pode, enfim, vomitar no mundo o seu desespero, faz exatamente o que te fez mentir até agora: você simplesmente desiste.

3 comentários:

Unknown disse...

Só pra constar: minha mãe não fuma, ok?

diiiiiiiiiiiiiigu! disse...

seu blog é o meu auto-ajuda ehaiehaieheihiehiea...
e com ou sem (in)diretas, eu sempre passo aqui.

avisa a sua avó q se colocar uma garrafa pet em cima do registro d´agua, a conta vem mais barata \o/


eu te amo!
;*****

João disse...

Ótimo texto Lê!
Me identifiquei muito com ele!
Parabéns!

Ah, não esquece de colocar as pilhas no congelador quando acabarem! :P

ps; Escrevi um novo cap, da uma olhadinha la!